Terço dos homens
MISTÉRIOS GOZOSOS
Meditações
ANUNCIAÇÃO DO ANJO A NOSSA SENHORA
“Não tenhas medo”, foi dito a Maria e, também, a José para a receber como esposa. O mesmo diria Jesus, anos depois, aos apóstolos, e diz-nos a nós, hoje. Deus tem uma missão para cada um de nós, e convida-nos a arriscar apesar das imperfeições, e a confiar nas nossas capacidades. Neste mistério, rezemos em particular pelas vocações sacerdotais para que não tenham medo de arriscar a vida pelo Evangelho de Cristo.
VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA A SANTA ISABEL
Maria revisita-nos hoje, fazendo ressoar o belo “Magnificat”, um cântico de humildade e alegria por servir ao Senhor e à humanidade. Caminhar ao encontro do outro é o modo de ser do cristão e da Igreja. Rezemos pelos que estão afastados da dignidade humana, dos mais fragilizados no corpo e na alma.
NASCIMENTO DE JESUS NO PRESÉPIO DE BELÉM
O nascimento de Jesus marca uma mudança no tempo e na história da humanidade. Não podemos ficar suspensos na terna contemplação pastoril de Belém. Jesus renasce e vive em todo o tempo e lugar, convidando-nos a renascer no Seu Espírito, neste nosso tempo e no quotidiano da vida. Rezemos pelas famílias para que façam de cada lar um lugar de acolhimento da Sagrada Família e da Luz dela emanada.
APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS NO TEMPLO
Na apresentação do menino Jesus no Templo, Simeão exulta e profetiza a contradição nas vidas de Maria e Jesus. S. Paulo, aos Coríntios, descreverá Cristo como “escândalo para os judeus e loucura para os gentios”: a cruz era o motivo. É certa a expressão: «Quem procura um Cristo sem cruz, encontrará uma cruz sem Cristo». Rezemos para ganhar coragem de renunciar a nós mesmos, tomar a cruz e seguir Jesus.
ENCONTRO DO MENINO JESUS NO TEMPLO, ENTRE OS DOUTORES
«Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?» Nesta resposta, após o reencontro no Templo, Jesus começava a manifestar a sua relação filial com Deus e a operar a transição do “Meu-Pai” para o “Pai-Nosso”, a quem nos ensinaria a rezar como filhos também. Rezemos pelos jovens que deixam família e o seu meio, para ingressar no meio cultural e espiritual dos seminários, à escuta dos desígnios de Deus.
