O Matrimónio é o amor. Ninguém consegue viver sem a presença e a amizade de outras pessoas. Ninguém está sozinho. No casamento, essa amizade é repartida entre o marido e a mulher: é repartida entre o casal e os filhos, e com a comunidade onde vivem. O mais difícil do amor é permanecer firme nele. Só Deus mesmo é capaz de ser, sem defeito, fiel e amoroso. Quando o casal é fiel no amor, é um grande sinal de Deus. Deus está presente no amor do casal. Quem acredita nisso pode casar na Igreja.

Deus criou-nos para a felicidade e para a comunhão, “por isso o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa e os dois serão uma só carne’ (Gn 2, 24).

O matrimónio é uma doação total ao outro e a Deus; marido e mulher são chamados a construir uma família cristã, alicerçada no amor e feita crescer na comunhão e no amor conjugal, que encontra a sua plena realização na entrega livre e gratuita ao outro e se manifesta no dom da abertura à vida.

O Sacramento do Matrimónio foi criado para o Amor Familiar e a imitação de Cristo em relação à Igreja, o grande investimento de cada casal: “Cristo amou a Igreja e deu por ela a sua vida”.

PASSOS A DAR

PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO

A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO

IMPRESSO DE INSCRIÇÃO

MAIS SOBRE O MATRIMÓNIO

PASSOS A DAR PARA ORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS DE CASAMENTO

    agendar um encontro com o pároco

    falar-vos-ão de um encontro de preparação para o matrimónio, o CPM;

    depois de informados sobre as possíveis datas, fazer a inscrição. 

Apresentar a vossa sugestão de lugar e data do matrimónio e, sendo o caso, o nome do sacerdote que, por relações familiares ou de amizade irá presidir ao vosso matrimónio;

Nesse mesmo dia, o vosso pároco falar-vos-á da documentação necessária.

Voltar à secretaria paroquial para se começar a organizar o processo canónico, levado o maior número dos documentos pedidos, no primeiro encontro.

Onde receberão um certificado, para entregar na secretaria com a maior brevidade possível.

Documento Inicial Processo de Casamento