Terço dos Idosos e Casais
MISTÉRIOS DOLOROSOS
Meditações
ORAÇÃO E AGONIA NO JARDIM DAS OLIVEIRAS
A oração a Deus-Pai acompanha os momentos importantes da vida de Jesus. É importante cumprir a vontade do Pai, por isso, abraça a missão até ao fim. Maria, em silêncio, vai compreendendo estas coisas, encorajando os discípulos. Como Maria, Mãe dolorosa, estejamos presentes na vida daqueles que, hoje, são crucificados, perseguidos e ultrajados.
FLAGELAÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Pilatos reconhece a inocência de Jesus, mas por cobardia torna-se cúmplice daqueles que pedem a sua condenação, lavando as mãos, como se nada fosse com ele. Jesus não responde às provocações que lhe dirigem. Como Maria, tenhamos a coragem de sair em favor daqueles são oprimidos, abandonados e feridos na sua dignidade de filhos de Deus.
COROAÇÃO DE ESPINHOS
Hoje, como há dois mil anos atrás, o mundo procura um mundo imune ao sofrimento. Todavia, essa não é salvação de Deus-Pai, revelada em Jesus de Nazaré. Em tantos lugares, homens e mulheres, nossos irmãos, continuam a ser ultrajados e feridas na sua dignidade. Como Maria, que saibamos alcançar do dom da fortaleza para aceitarmos os espinhos inerentes à vivência do mandamento do Amor.
JESUS A CAMINHO DO CALVÁRIO E O ENCONTRO COM A SUA MÃE
No encontro de Jesus com a Maria, há um gesto de ternura que rasga caminhos e inventa possibilidades. Hoje, somos analfabetos da ternura: tornamo-nos estranhos uns dos outros. Porém, ninguém pode encontrar a vida isoladamente; precisamos de uma comunidade que nos apoie, que nos auxilie, e dentro da qual nos ajudemos ternamente a olhar em frente. Como Maria, sejamos presença enternecida junto de tantos que mendigam minutos da nossa atenção.
CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS
Na Cruz, Jesus revelou-nos que chega a morrer por aqueles que ama. Ele revela-nos que Deus é o ser que ama. A Cruz foi a plenitude do amor. Deus estava presente ali onde tudo parecia impossível e absurdo. Como Maria, saibamos que Deus não insensível à nossa vida, mas padece connosco, sofrendo com os nossos sofrimentos.