Terço dos homens
MISTÉRIOS GOZOSOS
Meditações
A ANUNCIAÇÃO DO ANJO A MARIA
Meditamos na esperança que nasce quando dizemos “sim” a Deus. No silêncio de Nazaré, a jovem Maria é surpreendida pelo convite divino. O seu “faça-se” abre à humanidade a porta da esperança verdadeira.
Senhor, assim como Maria disse “sim” ao Teu chamamento, ajuda as nossas famílias a ser lugares onde o “sim” a Deus se renova cada dia, alimentando a esperança entre pais e filhos. Que sejamos dóceis ao Teu Espírito e corajosos em viver a nossa fé no dia a dia. Como Maria, queremos ser portadores de esperança no mundo.
A VISITAÇÃO DE MARIA A ISABEL
Contemplamos a esperança que se torna serviço e alegria partilhada. Maria, movida pela esperança, parte apressadamente para ajudar a sua prima Isabel. A esperança cristã nunca é estéril: ela gera gestos concretos de caridade.
Senhor, que a nossa família, a exemplo de Maria, saiba sair de si mesmas e levar a alegria, o serviço e a esperança aos que mais precisam. Que sejamos unidos, solidários e generosos, tornando-nos comunidades vivas de amor e esperança.
O NASCIMENTO DE JESUS EM BELÉM
Celebramos a esperança que se faz vida e habita entre nós. Em Belém, Deus faz-se pequeno e pobre para estar próximo de todos, sobretudo dos últimos. O presépio é o trono da esperança: ali aprendemos que Deus nunca abandona a humanidade.
Menino Jesus, nasce de novo na nossa casa. Enche o nosso lar com a Tua paz, a Tua luz e o Teu amor. Afasta de nós toda a discórdia e faz com que nossa família seja um reflexo da Tua presença, para que levemos ao mundo a alegria da esperança que não dececiona.
JOSÉ E MARIA APRESENTAM E CONSAGRAM JESUS NO TEMPLO
Meditamos na esperança dos que perseveram na espera. Simeão e Ana, idosos e fiéis, reconhecem no Menino a realização das promessas de Deus. A esperança exige paciência e fidelidade.
Senhor, consagramos-te a nossa família, assim como Maria e José Te consagraram no templo. E pedimos a graça de perseverar, como Simeão e Ana, mesmo nos dias difíceis, e de ajudar os outros a manter viva a chama da esperança. Que nas nossas famílias saibamos valorizar os mais velhos, que com a sua fé e experiência são guardiães da esperança.
A PERDA E O ENCONTRO DO MENINO JESUS NO TEMPLO
Contemplamos a esperança que ilumina as perdas e as buscas da vida. Maria e José experimentam a angústia da perda e a alegria do reencontro. Assim também nós, entre dúvidas e buscas, encontramos Deus que nos espera no caminho.
Senhor Jesus, quando por vezes nos perdemos no corre-corre da vida, ajuda-nos a Te reencontrar no centro de nosso lar e de nossos corações. Dá-nos sabedoria para educar nossos filhos no Teu caminho. Peçamos hoje por todos os que perderam a esperança, para que possam reencontrá-la na fé e na oração.