Terço do Dia 27 de Maio 2025

You are currently viewing Terço do Dia 27 de Maio 2025

Quando tudo parece negro, quando o desespero nos invade, Jesus convida-nos a, tal como Ele fez, procurar a vontade do Pai como o farol que nos guia, nos trará esperança e nos ajudará a encontrar sentido para o que nos acontece, mesmo quando parece que tudo está perdido. Procuremos então seguir a vontade de Deus para a nossa vida, vivendo no Seu Amor.

Deus ama-nos infinitamente na nossa pequenez, na nossa imperfeição, na nossa fragilidade e inconstância, e só espera que corramos para Ele, sedentos do Seu Amor que nos espera de braços abertos. Tanto, que nos enviou o próprio Filho, que por Sua vez deu a vida pela nossa redenção. Como nos tornamos menores, sempre que ignoramos a dádiva do Amor de Deus!…

Sim, Jesus é rei, mas o Seu reino não é deste mundo, nem como os reinos deste mundo. É um reino de justiça, de verdade, de amor e de paz. Quantas vezes nos deixamos ofuscar pelas falsas e efémeras luzes do engano e do egoísmo, sem nos deixarmos iluminar pela Luz que emana de Deus e que nos revela a Verdade e o caminho para Ele?

Também cada um de nós necessita de um cireneu para nos ajudar a levar a cruz do dia a dia. E há dias em que ela pesa muito mais! “São as doenças, os conflitos matrimoniais, um filho que se droga, uma injustiça sofrida, a solidão não desejada, a falta de afeto, a perseguição religiosa…” E o cireneu, por vezes, é o marido, a esposa, a mãe, o pai, o filho, um colega de trabalho, um vizinho, um sacerdote que nos levanta o ânimo com uma palavra de conforto ou uma ação concreta. Mas necessitamos de ser humildes, para reconhecermos a nossa fragilidade e aceitarmos ser ajudados, como fez Jesus.

Há momentos da nossa vida em que também nos parece que Deus não nos ouve. Não O vemos, mas Ele está presente. Sejamos pacientes e confiantes. Demos-Lhe tempo e Ele iluminará a nossa mente e aquecerá o nosso coração. O Papa Francisco, na sua autobiografia, diz: “Para nós, cristãos, o futuro tem um nome e esse nome é esperança. Ter esperança não significa sermos otimistas ingénuos, ignorando o drama do mal da humanidade. A esperança é a virtude de um coração que não se fecha no escuro, não pára no passado, não sobrevive no presente, mas sabe ver lucidamente o amanhã.” solidão.

Deixe um comentário