Terço do Dia 29 de Maio 2025

You are currently viewing Terço do Dia 29 de Maio 2025

Os pais participam do projeto de Deus sonhando o seu filho. Não é possível uma família sem o sonho. Quando se perde a capacidade de sonhar, os filhos não crescem, o amor não cresce; a vida debilita-se e apaga-se. Neste sonho, para um casal cristão, aparece necessariamente o batismo. Os pais preparam-no com a sua oração, confiando o filho a Jesus já antes do seu nascimento.

Senhor Jesus, nossa Esperança, dá-nos a coragem de sonhar e a alegria de nos sentirmos sempre Teus filhos muito amados pela força do batismo.

Na sua união de amor, os esposos experimentam a beleza da paternidade e da maternidade; partilham projetos; aprendem a cuidar um do outro e a perdoar-se mutuamente. A alegria pela vida que nasce e a amorosa solicitude de todos os seus membros, desde os pequeninos aos idosos, são apenas alguns dos frutos que tornam única e insubstituível a família.

Senhor Jesus, nossa Esperança, concede-nos a graça de fazer dos nossos lares oficinas onde se trabalhe o amor, o carinho, o perdão e a generosidade.

Com o testemunho e com a palavra, as famílias falam de Jesus aos outros, transmitem a fé, despertam o desejo de Deus e mostram a beleza do Evangelho e do estilo de vida que nos propõe: a fraternidade, a sensibilidade social, a defesa das pessoas frágeis, a fé luminosa, a esperança ativa. E tornam o amor de Deus presente na sociedade».

Senhor Jesus, nossa Esperança, fortalece as nossas famílias, para que elas assumam a sua missão de irradiar a cada dia o teu Mandamento Novo.

O encontro entre pais e filhos pode ser facilitado ou prejudicado pelas tecnologias de comunicação e diversão, cada vez mais sofisticadas. Bem utilizadas, podem ser úteis para pôr em contacto os membros da família que vivem longe. Não substituem nem preenchem a necessidade do diálogo mais pessoal e profundo que requer o contacto físico ou, pelo menos, a voz da outra pessoa.

Senhor Jesus, nossa Esperança, que as nossas famílias sejam sempre promotoras do diálogo e respeito inter-geracional que a ninguém exclui e a todos enriquece.

O espaço vital de uma família pode também ser local da Eucaristia, da presença de Cristo sentado à mesma mesa. A família é chamada a compartilhar a oração diária, a leitura da

Palavra de Deus e a comunhão eucarística, para fazer crescer o amor e tornar-se cada vez mais um templo onde habita o Espírito».

Senhor Jesus, nossa Esperança, que a Eucaristia semanal seja a manifestação mais bela da Igreja: uma família de famílias, que escuta a Palavra e se alimenta do seu Salvador.

Deixe um comentário