O batismo é o nascimento. Assim como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós para vivermos para Deus dependemos da vida que Ele nos oferece e que faz de nós filhos de Deus. Por meio desse sacramento, participamos da vida de Cristo. Ele é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

O batismo é o fundamento da vida cristã, a porta da vida no Espírito. Por meio dele, somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão.

Quando recebemos o sacramento do batismo, passamos de criaturas a filhos amados de Deus.

OS REQUISITOS CANÓNICOS

(cf. Can. 864º a 874º do Código de Direito Canónico)

Em relação aos Pais:

▪ Tenham querido para si o Sacramento do Matrimónio;

▪ Tenham uma vivência esclarecida da fé e ligação à comunidade;

▪ Haja esperança fundada de que a criança será educada na Igreja Católica.

MAS….

… Nós não somos casados por igreja…

Deveis conversar com o Pároco sobre as vossas disposições e manifestar as intenções em relação ao Batismo.

… Não somos assíduos à vivência cristã…

O pedido de Batismo para o vosso filho pode ser também o momento de reverdes a vossa situação. A preparação do Batismo pode ajudar-vos a reencontrar-vos como cristãos. A fé, na verdade, é um dom de Deus que é necessário fazer crescer em nós…

Os padrinhos são colaboradores dos pais na educação cristã dos afilhados; representam, de certo modo, a comunidade cristã. Devem, por isso, professar e viver a fé cristã de modo que possam colaborar com os pais para ajudar a criança a preparar-se para, a seu tempo, ela própria professar a fé e exprimi-la na vida.

REQUISITOS CANÓNICOS

(cf. Can. 864º a 874º do Código de Direito Canónico)

Em relação aos Padrinhos:

▪ Deve haver um padrinho ou uma madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha, porém, podem dispensar-se os padrinhos;

▪ Tenham completado 16 anos de idade;

▪ Sejam católicos, batizados, tenham feito a primeira comunhão e sejam crismados;

▪ Não vivam em união de facto, nem sejam casados apenas civilmente e, no caso de serem divorciados, que não sejam recasados.

Depois o leres, passa pela Secretaria Paroquial, marca um primeiro encontro com o Pároco e faz a tua inscrição para o encontro de reflexão sobre o Batismo.

Nesse encontro, propõe de data e local para a celebração do batismo bem como todas as situações que consideres relevantes; ser-te-á dada a informação da documentação necessária para a organização do processo que deverás entregar na Secretaria Paroquial.

É um tempo de graça, por isso, prepara bem este batismo, através da participação no encontro de reflexão sobre o Batismo para pais e padrinhos e da preparação da celebração do Batismo.

Salão paroquial da Igreja de Santa Luzia

Rua Francisco Mendes, 14 * 7350-190 ELVAS

18 de janeiro

08 de março

05 de abril

17 de maio

12 de julho

inicia às 15h30 e termina às 20h00