Terço do Dia 16 de Maio 2025

You are currently viewing Terço do Dia 16 de Maio 2025

O Jardim das Oliveiras adquire hoje outros nomes no horizonte de famílias a desfazerem-se, da violência doméstica a deixar as suas feridas, dos jovens à deriva, dos idosos sem lugar, das crianças a fugirem da guerra. Ensina-nos Senhor a rezar nas horas alegres e também naquelas mais duras, quando somente as lágrimas que nos acariciam o rosto dizem a dor que as palavras já não conseguem.

Humilhação, dor, sofrimento inocente. Das ordens de Pilatos às nossas indiferenças. De quanto sofrimento poderei ser responsável se me vai habitando a indiferença?! Passar e olhar para o outro lado; olhar e não permitir que o coração veja. Peçamos ao Senhor por todas as famílias que no nosso tempo continuam a viver os flagelos da guerra ou da perseguição religiosa. Quanta gente ainda hoje não pode professar livremente a sua fé!

“Revestiram-no de um manto de púrpura e puseram-lhe uma coroa de espinhos, que tinham entretecido”. Os súbditos reconhecem no seu rei aquele a quem devem obediência. A coroa na cabeça de Jesus é motivo de escárnio. Ser cristão hoje pode ser também motivo de troça.

Peçamos ao o Senhor que envie à sua Igreja santas vocações alicerçadas no amor incondicional de Deus para com os seus filhos.

O Filho no caminho; a Mãe à sua espera. Os seus olhares que se cruzam; os corações que dizem do amor que os carateriza. Quantas mães continuam hoje à espera de filhos desaparecidos! Quantos filhos não aceitam que o olhar da mãe os envolva! Rezemos por todas as mães que sofrem pelas vidas vazias dos seus filhos e para que os filhos se deixem tocar pelo coração maternal.

“O centurião que estava em frente dele, ao vê-lo expirar daquela maneira, disse: «Verdadeiramente este homem era Filho de Deus!»”. O Filho de Deus entregou-se totalmente. O centurião vê, para além da morte de um simples homem, o Filho de Deus! Rezemos por todos aqueles que são condenados à morte pelo facto de serem cristãos. Que o Senhor seja a Força em todas essas situações e que a nós nos dê a graça da renovação do nosso batismo.

Deixe um comentário