Terço do Dia 22 de Maio 2025

You are currently viewing Terço do Dia 22 de Maio 2025

«Por aqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão». Ele que não necessitava do batismo da redenção, faz-se penitente, pequeno como nós, e recebeu o Batismo das mãos de João Baptista e a simultânea confirmação da relação filial com o Pai. Eis o que nos faz verdadeiros Filhos: afirmar com humildade que «é Ele que deve crescer, e eu diminuir».

“Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá”. Como uma verdadeira antecipação da missão salvífica de Cristo, “ao terceiro dia”, a ausência do vinho da alegria e da esperança deu espaço à manifestação divina. É pelo coração atento e disponível de Maria, que tudo coloca nas mãos do Senhor, que se inicia o seu caminho de amor.

“Felizes os pobres”, “os que choram”, “os mansos”, “os que têm fome e sede de justiça”, “os misericordiosos”, “os puros de coração”, “os pacificadores”, “os que sofrem perseguição” e “são insultados”. Felizes os que ouvem o grito do pobre sofredor e, como bons samaritanos, se compadecem dele. Felizes seremos se volvermos o nosso coração para os nossos irmãos.

O monte é sinal da intimidade com o Pai, para onde Cristo se refugia para rezar. É na partilha íntima da oração de Cristo, com um coração aberto ao seu amor, que se manifesta a glória resplandecente do Pai. Eis um convite diário a viver na glória da intimidade com o Pai, participantes na oração do Filho.

A Eucaristia, a oração por excelência, é espaço de bênção, de ação de graças e de oferecimento. É o culminar do caminho de Cristo, que se entrega por amor aos homens, deixando-se partir e repartir por todos. Cheios de gratidão a Cristo que se dá, confiemos a nossa vida ao seu coração de amor para que se torne vida de oblação e de entrega.

Deixe um comentário