As paróquias da cidade de Elvas assinalaram a Semana de Oração pelos Seminários com um conjunto de iniciativas vocacionais que envolveram a comunidade paroquial e que convidaram todos a refletir sobre o chamamento de Jesus e a importância de rezar pelas vocações sacerdotais.
Na sexta-feira, dia 7 de novembro, a Sé de Elvas acolheu uma vigília de oração com um apelo muito forte: “Precisamos de ti”. O momento foi marcado por cânticos, momentos de silêncio e partilha de caminhos de fé, contando com o testemunho do seminarista Francisco Cabral, natural de Évora.
Francisco partilhou com a assembleia o seu percurso vocacional, sublinhando que “a resposta a Deus surge num caminho de busca da felicidade”, encorajando todos, particularmente as famílias, a fazerem nascer e fazerem crescer o desejo de procura de um caminho bom para os mais novos, incentivando-os a escutar com coragem a voz de Jesus que continua a chamar e incentivando-os a fazer escolhas em liberdade entre duas boas possibilidades.
Já no domingo, dia 9 de novembro, na Igreja de Santa Luzia, teve lugar um encontro “pro-vocação” inspirado na pergunta “Jesus chama por mim?”. A iniciativa reuniu cerca de 200 crianças e adolescentes da catequese, proporcionando um tempo de perguntas, de descoberta e oração, onde se procurou despertar nos mais novos a sensibilidade para o tema da vocação e do seminário.
Além disso, em todas as eucaristias o padre Ricardo Lameira desafiou todos os paroquianos a usar das palavras de D. Manuel Mendes para rezar juntos e mendigar por vocações da diocese, ao serviço da diocese.
Estas atividades inserem-se na Semana de Oração pelos Seminários, que todos os anos, convida as comunidades cristãs a rezar pelos seminaristas e pelos seus formadores, bem como a pedir ao Senhor novas vocações sacerdotais.
Unidade Pastoral de Elvas vive fim de semana vocacional no âmbito da Semana de Oração pelos Seminários






